| Reino: | Animalia |
| Filo: | Chordata |
| Classe: | Aves |
| Ordem: | Passeriformes |
| Subordem: | Passeri |
| Parvordem: | Passerida |
| Família: | Thraupidae |
| Cabanis, 1847 | |
| Subfamília: | Sporophilinae |
| Ridgway, 1901 | |
| Espécie: | S. hypochroma |
O Caboclinho-de-sobre-ferrugem é uma ave passeriforme da família Thraupidae.
Seu nome significa: do (grego) sporos = semente, sementes; e phila, philos = amigo, aquele que gosta de; e do (grego) hupo = abaixo, em baixo, ventre, barriga; e khröma = referente a cor, colorido; hypocroma = com a barriga colorida. ⇒ (Ave) a barriga colorida que gosta de sementes.
Mede 10 cm de comprimento. O macho é semelhante ao padrão de coloração do caboclinho-de-barriga-vermelha, cuja tonalidade da cor na forma típica lembra a caboclinho-de-chapéu-cinzento, entretanto a coloração das formas mais escuras do caboclinho-de-barriga-vermelha se sobrepõem as formas mais claras do caboclinho-de-sobre-ferrugem, e por isso a forma mais segura de identificá-los é através da vocalização. A fêmea apresenta o mesmo padrão de todas espécies de caboclinhos.
Ocorre em campos limpos e campos cerrados, nas proximidades de áreas pantanosas.
Fora do período de reprodução aparece nos estados do Centro-Oeste do Brasil, e no período de reprodução está presente nos campos do oeste do Rio Grande do Sul, nas províncias de Corrientes e Santa Fé na Argentina, além do Uruguai.